quinta-feira, 5 de julho de 2012

Etapa 4 da Ecovia Lisboa-Badajoz 2012.07.04

Estamos um bocadinho desnorteados no que toca aos dias da semana. Andar pelo meio do Alentejo, tendo como únicas preocupações ter um furo, apanhar muitas subidas, ou quantos quilómetros faltam para chegar, faz-nos ficar perdidos no nosso próprio tempo. Olhando para o calendário, vemos que é quarta-feira, e que estamos a apenas 3 dias para o final da viagem. Destino: Avis, 45 km, mais ou menos 5 horas de viagem (com paragens, não somos assim tão lentos)

Estes dois rapazes, membros do clube de BTT Pedais do Raia, decidiram vir connosco durante uma parte da etapa. E que tareia nos deram estes pequenos de Mora. Nós bem os avisamos que se iam aborrecer com as nossas paragens e moleza, mesmo assim vieram e ainda nos foram mostrando o caminho. Obrigado pela companhia a estes futuros Marco Chagas do Alentejo.

A saída foi uma maravilha, porque o piso era suave e fácil (mal sabíamos o que tínhamos ainda pela frente).  
Mesmo com a aparente falta de energia, após uns dias com uma data de quilómetros nas pernas, recebemos logo uma injecção de adrenalina com um simples olhar para este céu incrível. Temos muita, mas muita pena de a tecnologia ainda não estar avançada o suficiente para vos mostrar também o cheiro do Alentejo, ainda mais puro pela manhã. Hummmm ...

Sempre cheia de estilo. E não julgue o leitor deste blog que falamos da Ana Galvão, que por estes dias sofre de pele coberta de muito pó e de um grande bronzeado, mas sim da paisagem alentejana, aqui patente numa zona próxima do Parque do Gameiro.

Este foi um dos caminhos de que mais gostámos: Açude do Gameiro e o recém inaugurado passadiço ao longo das margens da albufeira. Andar de bicicleta, com àgua de um lado, enormes árvores de outro, planícies a perder de vista e ainda por cima por um piso de madeira de fácil rodagem, é um presente da C.M. de Mora. O autor da foto é que teve que se desviar um bom bocado do caminho para a tirar. O que não fazemos por si, leitor deste blog ...

Este é o Nuno, um dos 16 ciclistas que seguem caminho até Badajoz. O Nuno soube da viagem através da Antena 3 e decidiu tirar 7 dias para nos acompanhar. 

A nossa parte favorita: Quando paramos para beber água, comer um nougat ou simplesmente porque sim. A viagem não seria a mesma sem estas paragens nas quais percebemos que queremos  muito voltar a viajar com estas pessoas.  Enfim, estamos a ficar sentimentais

Cá temos os habitantes da Aldeias - SOS. Da esquerda para a direita: Daniel e Vanessa, os mais rápidos do pelotão, Ana, a talentosa futura investigadora e actriz de teatro, Adriana, a mais encantadora refilona de todos os tempos, Hugo, o nosso talentoso beat boxer, e Joca, autor das tiradas mais divertidas do grupo.

Parece fácil mas não é.  Este caminho, no meio das árvores, tinha do lado direito uma queda directa à água do rio. Portanto aqui estávamos quase todos com níveis de concentração acima do normal, porque vamos lá, não estava assim a apetecer uma molha causada por uma queda. É por isso que estamos assim tão arrumadinhos.

Estes amantes da natureza, sempre amantes de deixar sinais e recados... Mesmo em cima de uma pedra, uma mensagem de dois ciclistas para nós. O Gonçalo pai e filho que estão a fazer o mesmo caminho mas que estão com um dia de avanço. O papel teve que vir connosco para provar que passámos por lá. 

Olhem bem para o Rui e para a sua bicicleta (já aqui falámos dela) É que se o Rui consegue fazer esta viagem com uma pasteleira que é uma relíquia, todos o conseguem fazer. Até agora é das bicicletas que menos problemas tem dado, e olhando para ela é como se viajássemos no tempo até aos anos 80, enquanto assobiamos a música do "Verão Azul "

Estão a ver como isto custa? Já andávamos naquilo que nos parecia horas e ainda estávamos na albufeira. Depois venham dizer que esta vida é fácil.

E ainda a Albufeira ....

Os nossos Marco Chagas estavam de partida. 
Poderemos voltar a vê-los, mas com certeza a passarem por nós em grande velocidade.

Uma das coisas que vamos descobrindo é que há locais com nomes que não nos passam na cabeça como Camões, por onde iríamos passar

A brutal descida para Camões

O estado de espírito de alguns dos cicloturistas na descida. Mas, caro Tiago, sabes o que vem sempre a seguir a uma descida, não sabes? 

Pumba, e agora Tiago, não te vemos contentinho a fazer piadinhas com as pernas ... Meia-hora a subir, sempre a subir, mas sempre ... 

A vista lá de cima, quase quase a chegar ao final da etapa

No final, no parque de campismo de Avis, este foi o almoço mais criativo de sempre, autoria dos miúdos da Aldeias S.O.S. Pega-se em feijão, massa, frango, e caril e temos uma panela cheia de comida saborosa e perfeita para compensar 5 horas de pedalanço. E aqui não há bimby que nos valha. 

A agradável visita do Sr. Vereador Nuno Silva, em representação da C. M. de Avis, que se mostrou muito agradado com o projecto Ecovias e cheio de vontade de tornar a passagem por Avis a parte mais agradável do Lisboa-Badajoz.

Momento de descanso depois do almoço, com a serenidade da paisagem alentejana vista da piscina da Herdade da Cortesia.

Eram 6 da tarde quando nos vieram buscar para visitar o Monte da Fonte e provar os seus majestosos vinhos. Digam se com esta quantidade de exercício em cima, alguém no seu são juízo negava uma prova de vinhos, queijos e enchidos? Confesso, os anfitriões foram de uma simpatia estonteante, mas os vinhos, senhores, queremos os vinhos ...

A vista linda dos 10 hectares de Olival e vinha, e tudo na pacatez de um fim de tarde alentejano enquanto que o pastor alemão da casa tentava apanhar uma lebre. Mas, e os vinhos? 

Pronto, cá está. Podemos provar tudo isto em nossa casa, os mesmos vinhos, enchidos e queijo, mas há qualquer ordem universal que faz com que saibam de forma diferente ingeridos no seu local de origem. Isto soube-nos pela vida. Nós bem tentámos ser educados e bebericar pouco como se faz nas provas de vinho, mas acabámos por perder as maneiras pedindo copos cheios. A selecção Fonte D´Avis durou pouco mais de meia hora nas nossas mãos/bocas. 

E voilá, amanhã há mais.

Agradecemos a todos os que se cruzaram connosco neste passeio.
Agradecemos à Herdade da Cortesia pela excelente recepção neste hotel de charme no coração do alentejo.
Ao clube de BTT Pedais do Raia e ao José Caeiro, seu presidente.
À C.M. de Avis, ao Sr. Vereador Nuno Silva e à sua equipa técnica pelo entusiasmo para com este projecto
Ao Victor Branco, ao Nuno e à Catarina do Monte da Fonte, pela excelente receção e prova de produtos típicos da região, nomeadamente os seus vinho de seleção Monte D'Avis
Agradecemos à Movefree e à Samsung pelo apoio às Ecovias de Portugal.
À Aldeias-SOS e APSI pelo excelente trabalho para com as crianças e jovens deste país.





3 comentários:

  1. Além das excelentes fotos, os textos não ficam nada atrás ;)
    Continuação de boas aventuras e cuidado com as provas para não ficarem demasiado pesados para as subidas :D

    ResponderEliminar
  2. Que espectáculo de viagem. Vejo que têm passado momentos bem divertidos! :)

    ResponderEliminar
  3. Que Belas paisagens, que boas reportagens e que saudades desses passeios.Continuação de boa viagem

    ResponderEliminar