terça-feira, 3 de julho de 2012

Etapa 2 da Ecovia Lisboa-Badajoz 2012.07.02

E lá arrancámos nós ao segundo dia, pela manhã fresca, agora com o grupo tal e qual como chegará (esperamos) a Badajoz. 16 almas cheias de vontade de suar muito e de se divertirem ainda mais.


O espírito de todos era este, logo pela manhã, com alguns ainda assustados com a etapa de ontem, quer pela distância, quer pelo calor e mau estado de alguns caminhos dos concelhos do Montijo e de Palmela.

40 minutos após o arranque pedalámos pelos estradões de Pegões e passámos na aldeia da Canha, um lugar onde o sotaque deixa perceber que estamos já a caminho do Ribatejo. Curiosos à nossa passagem, no Café Castelo os reformados tiveram novo tema de conversa, para além do habitual futebol: viagens, bicicletas e pasteleiras. Sim, as pasteleiras parece que são um veículo à parte nesta zona do mundo, onde cada ansião tem muitas estórias para contar das aventuras passadas em cima de um selim, nos tempos em que a juventude era vivida fora das redes sociais e das consolas de jogos.

Um bonito caminho ladeado pelas cercas das grandes propriedades características desta região.

Esta etapa de hoje brindou-nos com caminhos em muito bom estado e pouca areia, e com um tom que que nos deixou maravilhados: o verde dos extensos arrozais que ladeiam os rios e as ribeiras por onde passamos

Quando avistado ao longe pode parecer um extraterrestre, mas é só o Paulo Guerra dos Santos com todos os gadgets electrónicos que um ciclista poderia transportar: micro câmara, máquina fotográfica, conta quilómetros e smartphone a servir de GPS. Há quem no grupo suspeite que até um ferro de engomar ele transporta num dos 4 alforges. Será?

Os fantásticos estradões que permitem aos diferentes elementos do grupo pedalar cada um ao seu ritmo, sem receio de tráfego automóvel.

A alegria dos miúdos e dos graúdos é bem visível, nesta etapa que começa a mostrar o que de mais belo tem a Ecovia Lisboa-Badajoz

Por aqui parece que gostam de enganar as pessoas: "É por aqui" diz a placa. "É em frente" diz o GPS. Baralhados?

Passagem pela Branca, uma localidade que faz jus à cor das nossas pernas no final de cada etapa, com todos os poros asfixiados pelo pó fino das estradas de macame.

A pedido de alguns, uma foto com o mais recém chegado brinquedo ao projecto Ecovias de Portugal: o telemóvel Samsung Xcover, fixo no guiador da bicicleta. Um grande aparelho, robusto e à prova de vibração com a bateria a aguentar 7 horas com o GPS ligado.

E o ponto alto da etapa: os campos de cultivo de arroz na zona de inundação do Rio Sorraia. Que bela visão!

A cruzar o Sorraia

Pontão sobre o Sorraia a proporcionar a vista da foto em baixo


E finalmente Coruche, com uma entrada na vila feita em ciclovia na margem direita do rio

Uma chegada triunfal pela hora do almoço, com o termómetro a marcar 38ºC

Finalmente a Herdade da Agolada de Cima, o empreendimento de turismo rural que apoiou os viajantes deste passeio


A riquíssima biblioteca desta casa senhorial na mesma família há várias gerações, com exemplares raros da literatura portuguesa de inícios do século XX

Agradecemos a todos os que se disponibilizaram para nos acompanhar neste passeio.
 Agradecemos à Herdade da Agolada de Cima pela excelente recepção.
Agradecemos à Movefree e à Samsung pelo apoio a este projecto.
À Aldeias-SOS e APSI pelo excelente trabalho para as crianças e jovens deste país.
Ao papá e à mamã e etc.



7 comentários:

  1. Excelentes fotografias, Paulo! Tens mesmo talento. ;)

    ResponderEliminar
  2. Faço parte do Ciclo Clube BTT Elvas e gostava de vos acompanhar na última etapa. Todavia, queria saber se pretendem fazer a ligação Elvas-Badajoz por trilhos de terra/Estradas rurais ou por alcatrão.

    ResponderEliminar
  3. Estradões de terra batida :)
    Arrancamos pelas 09:30h. Na sexta diremos de onde.

    ResponderEliminar
  4. Boa viagem! mas CREDO!!! isso é la GPS de jeito pra se andar de bicicleta?????? se caem...já foste!

    ResponderEliminar
  5. Este Samsung não só pode cair, como já caiu e voltará a cair. E continua a mexer bem.

    ResponderEliminar
  6. Excelente foto-report e uma bela descrição das aventuras :)
    Parabéns

    ResponderEliminar